quinta-feira, 24 de abril de 2014

A Democracia em seu Estado Pleno de Direito.


           César Torres   
 
         Os jovens não conheceram os horrores de uma ditadura, os reflexos do comportamento dos atuais governantes nos dá uma insegurança futura, nos deixando a ter pesadelos com a possibilidade de um golpe de estado. Quando a democracia voltou com as eleições diretas, foi um dos maiores feitos do século.  Enfim a liberdade! Mas a democracia porque lutamos é uma democracia onde os governantes teriam que devolver aos cidadãos os benefícios de um país verdadeiramente livre. Não é o que estamos vendo, essa democracia se difere pouco de uma ditadura. O cidadão em sua maioria, deixa os fatos passarem desapercebidos como se fosse normal, ou apenas uma crise que certamente será corrigida ao longo dos anos.

               Em meus 60 anos de vida, não tinha visto um governo com tantos problemas somados. Não existe sequer um setor do governo que não se encontra em estado de calamidade. Educação, está retrocedendo, o nível do ensino, desde o fundamental ao superior, está entre os piores nos países em desenvolvimento. A saúde pública não atende o mínimo necessário para as classes A e B, e as demais classes tem que contar com planos particulares de saúde. A segurança pública se tornou o maior gargalo do Governo, que se mostra incompetente ao extremo, e inerte ao clamor social. Somos prisioneiros de um crime organizado que domina e aterroriza a todos. Mobilidade urbana se tornou um caos, não existem transportes públicos decentes nos grandes centros. O sistema viário enfrenta o descaso do DNER e Departamentos estaduais que não mantém rodovias decentes, apesar das taxas de licenciamentos dos veículos, além dos impostos exorbitantes embutidos nos preços dos veículos.

               Carga tributária, está entre as maiores do mundo e com um diferencial, países que cobram impostos próximos aos do Brasil, retornam em benefícios aos contribuintes. No Brasil nada acontece. Corrupção e impunidade, é o outro nome do Brasil. O Judiciário se encontra sem qualquer estrutura funcional ou corrompido pelos quadrilheiros do poder. Não vou nem discorrer sobre o assunto, pois teria que ocupar várias laudas e talvez não conseguisse um fim.

               Diante de tudo que citamos, nos dá uma angústia em pensar na possibilidade de um levante popular ou até mesmo em um novo golpe militar em um retrocesso das lutas que custaram a vida de muitos. Só esperamos que Deus ilumine a todos na escolha de melhores governantes nas próximas eleições. E viva a democracia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário