quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O LIMITE DA IMPUNIDADE

Foto ilustrativa - Internet

César Augusto Torres



A cultura da impunidade atinge todos os níveis sociais, e seus tentáculos alcançam aqueles que deveriam combatê-la, como: a polícia, o judiciário e os políticos. A população às vezes não se dá conta que se tornou também um elo para disseminação dessa cultura. No transito, não damos conta de quantos motoristas avançam sinal, estacionam em locais proibidos, formam fila dupla em locais proibidos, infringindo as leis acintosamente.


O meio ambiente é outro que sofre as agressões em razão dessa cultura, é comum no meio rural as queimadas intencionais e os autores denunciando o fato e passando por vítimas. O cidadão nas cidades, jogam o lixo na rua como se a cidade não fosse um patrimônio público ou melhor a extensão de sua morada.


A sonegação de impostos é uma prática geral, pensamos... Se somos assaltados nos impostos devido a elevada carga tributária, então, sonegar é um direito de todos, e sempre saímos impunes. Os escândalos no governo continuam a todo vapor, e ninguém é preso. O voto é a única arma que possuímos, mas a maioria ainda não percebeu a letalidade dessa arma para os corruptos. Volto a perguntar! Uma geração perdida?


A famosa lei de Zico imperou durante décadas, e foi uma forma sutil das pessoas tratarem desonestidade como sabedoria e transformarem a impunidade como os louros de sua conquista. Hoje os atos aparentemente pequenos e inocentes, escondem o avassalador dragão que devora uma geração de brasileiros, que se perdeu nas infinitas dúvidas de que lado deve caminhar, se é com a Lei de Zico ou a nobreza e honradez de um caráter ilibado, e sujeitar a ver o mundo desabar e impotentes na promoção das mudanças.

Estamos sim na contramão dos ensinamentos cristãos, onde a vida valia uma vida, onde o homem se orgulhavam em ostentar um fio de bigode como um documento, o para os dias de hoje é necessário testemunhas, registros em cartórios e garantias materiais.

Porém, ultimamente estamos vendo uma escalada assombrosa das ações de criminosos, que invadem residências, matam, estupram, dominam os centros urbanos, intimidam a polícia o judiciário. Não sabemos mais onde queremos chegar, estamos todos loucos, o ser humano perdeu a noção de limites.


Fica uma pergunta no ar! A quem interessa esse caos social? Quando se fala em diminuir a idade penal, os direitos humanos e um código de proteção ao menor e adolescente impedem ações mais enérgicas, e protegem quem deveria ser punido. Será que esse protecionismo interessa a alguém? Será que as autoridades não percebem que o mundo mudou e que estamos em uma guerra urbana.

Quando um saldado atinge um bandido, responde com processo e punição, quando um bandido mata a polícia ou um cidadão, raramente são presos. As prisões do país são na verdade o QG do crime organizado. É inadmissível uma quadrilha de dentro de um presídio comandar ações de dezenas de bandidos fora da cadeia. São as autoridades muito incompetentes, ou todos possuem alguma cumplicidade. Qual é sua opinião? Acho que é a mesma que tenho.

Pena de morte? Prisão perpétua? Acho que já devemos pensar no assunto sem demagogia, bandido solto é sociedade presa. Se não tomarmos uma atitude mais séria não conseguiremos assumir o controle no futuro, sem derramar muito sangue de inocentes.

Tolerância zero! Um sonho muito distante, considerado os nossos governantes que se acovardam e maquiam as ações em nome do populismo político eleitoral.

A verdadeira educação deixou de existir no Brasil, foi abandonada faz muito tempo, ensinar o b+a=ba a matemática e geografia, ainda estão presentes, mas não é essa educação que ira tornar o jovem comprometido com um mundo melhor. São as boas maneiras, o caráter, o respeito, o amor, é que deveria ser pano de fundo da educação.

Como analisamos em todos os pontos importantes citados, o comportamento dos níveis baixos se refletem nas camadas de cima. O povo mal educado, e cada vez menos preocupado com o semelhante, reflete o momento de crise comportamental do país. Se a educação não voltar o foco para as conceitos cidadão, seremos eternamente o país da Impunidade, e o crime a cada dia mais ousado e mais cruel.
Que Deus nos ajude!

domingo, 5 de setembro de 2010

Estou Velho


Foto ilustrativa
César Augusto Torres

Deitado em um beliche segurando um luxuoso relógio de ouro com uma das mãos e com o olhar fixo no teto – Dr. Rafael vê passar em sua mente o filme de sua vida.

-Papai! Marquei a data de meu casamento com Helena!

-Maravilhoso filho, Helena é uma boa moça, faremos uma grande festa.

-Obrigado Papai, você é o melhor pai do mundo.

-Rafael agora que está casado eu e sua mãe resolvemos lhe dar uma responsabilidade maior, lhe passando a Direção da Empresa.

-Nem acredito Papai! Continuo a dizer que você é o melhor pai do mundo.

-Tudo bem filho, mas lembre-se, esta empresa está com nossa família a quatro gerações.

- Não o decepcionarei! Pode ficar tranquilo!

Alguns anos se passaram.

-Rafael você já esteve hoje visitando seu pai? Ele não anda muito bem de saúde. Disse Helena.

-Não tive tempo, amanhã vou fazer uma forcinha de passar por lá.

- Acho bom, desde a morte de tua mãe que ele não anda muito bem.

-Olha querida, como não tenho muito tempo para essas visitas, pensei em trazê-lo para morar em nossa casa.

- Não será uma boa idéia. Ele já está muito cansativo, repetindo tudo e ainda não é muito chegado em banho. A sua alimentação também é diferente da nossa e o meu tempo também é pouco.

-O que sugere que eu faça?

-Um abrigo de velhos. Você pode pagar!

-Não acho justo.

- Não vejo outro caminho, você mesmo não tem dado nenhuma assistência ao seu pai por falta de tempo.

-Acho difícil essa decisão, e alem do mais a emfermeira tem cuidado bem dele.

- Será? A última vez que estive lá ele reclamou muito. Está se sentindo muito só,
disse que a Maria não conversa com ele, só fica grudada na televisão ou telefone.

-O que quer que eu faça? Ele é muito chato! Está difícil de dialogar com ele.

- Ai é que acho que um abrigo é melhor, lá tem muitos velhos e ele terá muita gente para se relacionar. E de vez em quando você o traz para passar o final de semana conosco.

-Vou passar lá e decidir o que fazer.

Meses depois.

-Não lhe disse! Já tem seis meses e ele até hoje não reclamou nada.

- Tenho minhas dúvidas Helena, ele anda muito sem assunto quando o visito, e não demonstra entusiasmo quando o convido para nos visitar, não quer mais sair do abrigo.

- Acho que está bem, senão reclamaria, foi sempre muito exigente.

Véspera de Natal.

-Meu bem, a empresa foi contemplada com uma viagem para três casais em uma turnê na Europa, com todas as despesas pagas. Estou mesmo precisando de umas férias. Vamos aproveitar que as crianças estão de férias e iremos. Até programei férias coletivas na empresa, assim viajo despreocupado.

-Maravilhoso! Será um presentão de natal.

- Só estou preocupado com papai, todo ano fazemos a comemoração de natal e ano novo aqui em casa, todos juntos. Vai sentir falta.

-Podemos fazer uma pequena festinha aqui em casa na semana anterior à viagem, convidamos alguns amigos nossos, as crianças podem trazer também seus amigos, ele irá gostar e saberá entender.

-Ótima idéia!

Na semana anterior a viagem.

-Papai estes são nossos amigos, aqueles jovens são colegas dos seus netos. Esse encontro é para comemorarmos o natal antecipado, pois estaremos viajando no natal e ano Novo.

-Está bem meu filho, mas não era necessário.

-Meu bem estou observando seu pai, está a horas sozinho assentado no sofá da sala.

- Até me esqueci dele. Vou lá e trazê-lo para junto de nós, e peça as crianças para irem também falar com ele.

- Filhos, me escutem! Vocês devem dar um pouco de atenção ao seu avô.

-Mamãe, o vovô não tem assunto que nos interessa, só fala das coisas que passou e ja até decoramos de tamto repetir.

-É verdade, mas acho que devem ficar com ele pelo menos um pouquinho, ele parece muito triste.

A Viagem.

-Meu bem, esse é melhor presente que poderia me dar. Nunca imaginei um passeio destes.

-Eu também estou feliz igual as nossas crianças. É só alegria.

No abrigo.

-Hoje é Natal e o Sr. Paulo ainda não saiu do quarto até agora, e já vamos servir a Ceia.

-Vou chamá-lo!

-Porque essa cara de assustada Marta?

-Ele morreu!

-Não é possível! Hoje no café manhã e no almoço parecia bem, apesar de muito calado.

- Vamos ligar para o seu filho. Dr. Rafael.

- Faça isso, mas acho que está viajando.

- Pegue a agenda que temos os telefones pessoais, e da empresa.

- Nanci, eu não consegui falar – na empresa ninguém atende, em sua casa também, o celular só da fora de área.

-Continue tentando marta.

-Temos que tomar uma decisão, ele já está sendo velado há doze horas se não conseguimos contato com ninguém da família. Teremos que sepultá-lo sem a presença dos familiares.

-Pode chamar a Assistente Social e a funerária, nos mesmas iremos fazer a última homenagem.

Dez dias depois.

-Vou lá ver meu pai e saber como foi seu natal e final de ano. Acho que irá adorar o Relógio que lhe trouxe de presente.

-É bom mesmo ir rápido, o nosso telefone possui registro de várias ligação não atendidas do abrigo.

No abrigo.

- Bom dia dona Marta! Acabamos de chegar e estou ansioso para ver meu pai e entregar-lhe um presente.

- Bom dia Dr. Rafael, entre por favor.

-Onde está meu pai?

-Sente-se e vamos conversar.

- O que houve?

Após o relato detalhado do ocorrido a Dr Rafael, duas lágrimas rolaram em sua fece.

Os anos se passaram.

Estou com 85 anos, muito fraco, quase sem forças para me locomover. Não vejo meus filhos há anos, minha empresa faliu, perdi toda minha riqueza, principalmente minha família, a maior de todas. Me restou apenas lembranças que me consomem a cada dia, esse relógio é o troféu da minha insensibilidade. A ausência de minha família e o silencio deles é meu maior castigo. Hoje sei que meu velho morreu de tristeza. E acho que mereço o mesmo destino, mas apesar de tudo não gostaria que esse fosse o destino de meus filhos. Só agora entendo o que Cristo quis dizer "Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus." (Deuteronômio 5 : 16)

Nesse momento seus dois filhos entram no quarto.

-Querido pai! Desculpe-nos, mas depois que perdemos tudo, só agora conseguimos melhorar de vida, e viemos buscá-lo para morar conosco e nos alegrar. Estão aguardando no carro nossas esposas e seus netos.

Nessa hora Dr. Rafael desabou em prantos.

domingo, 11 de julho de 2010

A vida é feita de escolhas.

Foto ilustrativa - Internet

César Augusto Torres



Parece simples! Mas, por traz de cada decisão, se encontra a mais importante de todas. Buscar a orientação de Deus.

Somos feitos de emoções, e são estas que nos coloca diante de cada encruzilhada da vida onde temos que tomar decisões. Muitas decisões nos permitem olhar criteriosamente sem sermos pressionados pelo tempo. A escolha de nossa primeira namorada, o dia e hora de nosso casamento. A nossa vida profissional, podemos ao longo de nossa vida estudantil buscar a profissão que mais nos identificamos com ela. Esta é uma fase rápida de nossa vida, que compreende nossa adolescência e início de nossa vida adulta.

Hoje todas as nossas decisões estão sendo tomadas, muitas vezes antes dos fatos ocorrerem, com medo de perdermos a corrida pela vida, considerando a velocidade dos acontecimentos que nós faz sentir ameaças e um perigo eminente diante de nossos sonhos e crenças.

E tudo não passa da falta de confiança em si, e fé em Deus. Somos massacrados no dia a dia através da mídia que vem transformando a massa humana em um ser vazio e sem sentimentos. O crescimento econômico é o objetivo das nações, o poder sempre esteve e continua vinculado à riqueza. Não é comum decisões que possam quebrar esse paradigma e mostrar o real valor do ser humano e o objetivo de sua criação.

As iniciativas de preservação do meio ambiente, que poderá preservar a vida em condições aceitáveis para as futuras gerações, são recebidas como ameaça pelos capitalistas e dominadores do planeta. A exemplo do novo código florestal brasileiro, que podemos dizer que será um retrocesso para preservação da vida na terra. A postura do maior poluidor do planeta USA, é o retrato do descaso e da falta de compromisso com o futuro da espécie.

São as escolhas erradas que fazem com que a vida perca o sentido. A pratica de violência contra a vida e a natureza que era um “privilégio” dos grandes centros, hoje disseminou em todo país. Os casamentos estão acabando nos primeiro anos, a prostituição já não faz parte de conceito negativo, é prática aceita com naturalidade. A pedofilia praticada em larga escala com utilização da rede de computadores, a cada dia se multiplica mais, prática essa com autores que antes tinham o respeito e eram referência para educação de nossos jovens e crianças como; policiais, grandes empresário, padres e até mesmo os próprios familiares, incluindo pais irmãos etc. Os assassinatos se tornaram mais violentos, com grande requinte de crueldade.

O que fazer? Não existe uma receita pronta para cada situação aqui mencionada. Mas acredito que ainda exista esperança, se tomarmos as decisões mais acertadas, pedindo primeiramente a orientação de nosso criador, e lembrarmos que, uma decisão pode valer uma vida eterna junto de Deus. Estamos em ano eleitoral, sua escolha pode mudar para melhor ou pior, você tem a decisão.
Quando fizer sua escolha, não seja tão apressado, pense quantas vezes for necessário, e lembre-se, Deus existe, e está no controle. Peça sua orientação.

Faça já sua escolha! E ajude a mudar o mundo.