quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Inhapim está sediando o Programa "Ver Minas"


            Inhapim está sediando o Programa "Ver Minas" na microrregião composta de 13 municípios, o atendimentos em Inhapim favoreceu o acesso dos outros municípios por se encontrar em uma localização estratégica. O Prefeito de Inhapim Hamilton Chagas se prontificou a oferecer a estrutura adequada para instalação dos caminhões e o atendimento dos pacientes, inclusive os de outros municípios.

            Parabenizamos o Prefeito pela iniciativa de oferecer a estrutura para o Programa. Sabemos que esse mutirão irá beneficiar a dezenas de pessoas que não possuem alternativas para um tratamento de vista.  Mas é bom lembrar que esse evento passageiro e pontual com atendimento específico, não isenta sua responsabilidade em melhorar a saúde em Inhapim, que anda caótica. Os postos de saúde, principalmente os PSFs que estão sem referências, medicamentos que sumiram dos postos de saúde, e o pouco existente, são distribuídos de forma discriminatória, atendendo usuários  politicamente.

             O Hospital, considerando que hoje o mesmo se encontra sob a direção de correligionários  seus, e os recursos solicitados à Câmara Municipal foram aprovados, é preciso dar uma resposta a sociedade com ações definitivas. A saúde do município está contaminada, os PSFs estão inertes sem cumprir as metas estabelecidas pela SES. Atendimento domiciliares pelos agentes se encontra de forma precária sem qualquer comprometimento.   

 
 
             O Programa " Ver Minas" , um dos destaques de atendimento à saúde, é uma iniciativa do Governo de Minas para atender a demanda reprimida em todo Estado. É uma iniciativa importante, lembrando do caos que a saúde  do Brasil se encontra.
            O problema de visão das pessoas maiores de 50 anos foi o foco do problema. O Programa está composto com a seguinte equipe Realizado em duas carretas, uma equipada com consultório oftalmológico e sala para exames e outra com uma sala de cirurgia, o serviço conta com 11 médicos oftalmologistas, 01 médico anestesista, 01 Psicóloga, 02 Enfermeiras, 10 Técnicos de Enfermagem, 60 Técnicos Auxiliares, 01 Técnico em Tecnologia da Informação e 01 Técnico em Eletricidade.
            O lançamento do Programa "Ver Minas" foi no dia 22 de novembro de 2013 na Cidade de Sete Lagoas que iniciou o atendimento oftalmológico para pacientes acima de 50 anos. Durante sua permanência na cidade, a carreta “Ver Minas” realizou aproximadamente 4 mil atendimentos entre consultas, exames e cirurgias.
            A seguir a cidade de Taiobeiras foi beneficiada, no mes de fevereiro, recebeu o Programa a população de Francisco Sá. Inhapim recebeu o programa sediando outros 12 municípios da microrregião que foram beneficiados. A rota para o programa Ver Minas encontra-se em processo de estruturação. O objetivo é ainda este ano atender todas as microrregiões do Estado. afirma o Governador Anastasia. Este programa de Iniciativa do Governo de Minas possui em seu bojo uma conotação política pela proximidade das eleições, mas é muito bem vindo, pois estará solucionando problemas de milhares de pessoas em todo estado, esperamos que sobreviva após as eleições.


 

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Episódio TINGA -" Discriminação" - Tolerância zero

 

Um mundo globalizado, as nações interagindo bilateralmente. Vendem, compram, fazem intercâmbio cultural, competições de atletismo envolvendo a maioria das nações, o futebol hoje possui a copa do mundo que envolve dezena de países. Essa conquista só foi possível quando o homem entendeu que a vida se torna mais agradável quando podemos interagir harmoniosamente, respeitando a cultura de cada um, ser solidários nas adversidades. Não ter qualquer discriminação; de raça, cor, condição social, religião, enfim, sermos verdadeiros irmãos.

            As conquistas foram muitas, mas, ainda temos que conviver com grupos de pessoas que fazem da discriminação o seu prazer. TINGA, mais uma vítima de uma manifestação racista que nos reporta aos tempos do apartheid, do nazismo, e da escravidão. É abominável atitudes como esta, que reacende os horrores de uma época que a sociedade mundial tenta sepultar. As lembranças tem que ser mantidas apenas como forma de reconhecer os erros e ao mesmo tempo reconhecer a importância que o negro tem em nossa cultura, na evolução social e econômica.

            As manifestações de solidariedade por todos, até mesmo de outros países ao grande atleta TINGA, só vem demonstra que a humanidade reconhece o erro histórico cometido com a raça negra. Esperamos que o clube Real Garcilaso seja punido com rigor, até mesmo com a sua retirada da competição. Servirá de exemplo para que fatos como esse não voltem a ocorrer, principalmente no futebol. O rigor da punição servirá de exemplo para todos aqueles que ainda não entenderam, que a criação de Deus não possui diferenças. Termino com um versículo deixado por quem nos criou, e é o dono de todos nós e tudo que usamos, do dia, da noite, do ar da terra, do tempo e só pregou o amor entre os povos.

"Geneses 26. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;"


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

BRASIL, UMA NAU DESGOVERNADA

 
                              É triste, mas uma realidade, o nosso querido Brasil está totalmente sem comando. O nosso Governo nunca mostrou tanta incompetência para solucionar problemas, tornando-os  sem controle. O Congresso Nacional também Coaduna com as ações do governo recebendo as benesses do poder para se tornarem inertes. A criminalidade se tornou uma praga que se alastrou em todo país, os bandidos não respeitam nada. Invadem hospitais, atacam brigadas militares, estouram bancos, independente da localização, executam cidadãos de bem em qualquer lugar, sequestram, não permitem mais que as manifestações aconteçam pacificamente.
               Todos os seguimentos sociais, hoje são vitimas da bandidagem.
               E o governo em sua total incompetência usa a imprensa para tentar enganar a sociedade com mais falácia. A continuar nesta direção estaremos irremediavelmente perdidos. Já teve início mais uma das reações sociais, consequência desta inércia. Estamos vendo pela imprensa a sociedade espancando e matando criminosos com as próprias mãos por não confiar mais na justiça. Isso representa, a decadência de um modelo de administração pública, permissiva e apoiadora da impunidade.
               Estamos ficando com temor que aproveitando a falta de pulso do governo, nas próximas eleições teremos como candidatos favoritos, Fernandinho Beira Mar, Marcola e tantos outros criminosos que hoje dominam e governam o país. Como é difícil para nós brasileiros chegarmos a admitir que estamos no fundo do posso.
                As eleições estão próximas e o governo temendo que medidas mais enérgicas possam influir nos resultados das eleições e atingir diretamente o seu maior contingente de cabos eleitorais, que são justamente os comandantes do crime organizado, se faz de desentendido não atendendo o clamor social. Acorda Brasil! Ou veremos ruir o fio de esperança que ainda existe no coração de pessoas que sonham com um país melhor.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

IUPE - Enfim, uma realidade!



É gratificante quando podemos presenciar um empreendimento que nasceu do sonho de pais que buscam nesse conturbado mundo da educação pública, uma solução conjunta, para uma educação de qualidade e uma melhor formação de nossas futuras gerações.

Iniciativas como esta me faz lembrar de uma frase do grande poeta e roqueiro que já não se encontra entre nós, Raul seixas, que disse "Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade"
A educação no Brasil, sempre que posso, menciono o descaso das autoridades em dotar a sociedade de condições para receber uma educação de qualidade, ou melhor dar acesso a todas as classes sociais a mesma condição de frequentar escolas, principalmente aos cursos superiores e profissionalizantes.
 
Sabemos que a educação pública para ter um padrão de qualidade aceitável é necessário inúmeras ações. Começamos pela valorização do profissional de ensino, com salários compatíveis com a sua importância na construção de uma sociedade culturalmente desenvolvida. Dotarem também a estrutura física das escolas, condições para oferecer mais conforto aos alunos, possuindo mais opções para o desenvolvimento cultural  e não somente educacional. Como; a prática de esportes especializados, o desenvolvimento das artes cênicas, artes plásticas, músicas etc. Para atender esses aspectos importantes e complementares da educação as escolas deveriam também ter tempo integral para os alunos, a exemplo de países desenvolvido, que apostaram na educação para o seu crescimento sociocultural, e venceram.

Como sonhar em um governo comprometido é um sonho muito distante, país sonhadores buscam construir uma nova realidade com iniciativas de sucesso. Esperamos que outras iniciativas iguais, venham contemplar nossa sociedade, transformando nossa Inhapim na cidade de grandes sonhadores.

Parabéns a Escola Lápis de Cor que aceitou esse desafio. Parabéns a todos os pais e colaboradores que participaram desse sonho maravilhoso.